Blog
“Você está incomodando os seus vizinhos?”
Em todo prédio os desafios para manter a harmonia na convivência entre os moradores acaba girando em torno dos mesmos assuntos. Sujeiras deixadas em áreas comuns, uso de salão de festas sem reserva, momento ideal para fazer uma reforma, carros mal estacionados, entre muitos outros, mas com certeza o campeão de reclamações é o BARULHO!
Antes de decidir ir morar em um condomínio, você parou para analisar se tinha o perfil para conviver em uma comunidade? Você pode conferir mais no post “3 pontos à considerar antes de ir morar em um apartamento”, onde falamos um pouco do que deve ser considerado antes de tomar esta decisão.
Pare e faça uma pequena reflexão: Você normalmente é quem reclama do barulho dos outros ou quem recebe reclamações de barulho? Se você não tem certeza se está incomodando seus vizinhos, veja na lista abaixo as principais reclamações de barulho em prédios e o que você pode fazer para evitar uma situação delicada com os demais moradores.
ARRASTANDO MÓVEIS
Mesmo que rapidamente, durante uma movimentação de móveis dentro do apartamento você pode causar desconforto para quem está no apartamento de baixo. Sugerimos o uso de feltro autoadesivos nos pés dos móveis, isso evita o barulho e ajuda a não riscar o seu piso.
CRIANÇAS CORRENDO/BRINCANDO
Para quem tem criança em casa, morar em um apartamento será sempre um desafio devido ao espaço limitado e energia dos pequenos. Aqui vão algumas dicas:
- coloque tapetes nas áreas do apartamento que a criança mais utiliza;
- tire um tempo do dia para brincadeiras em áreas externas, caso o prédio possua um playground, melhor ainda;
- fique atento aos horários, crianças berrando ou correndo no apartamento, podem incomodar os demais moradores;
SALTO ALTO
Essa dica é simples, deixe o sapato ao lado da porta do apartamento. Quando chegar em casa, deixe o salto na entrada e coloque um confortável chinelo, ao sair, é só vesti-lo. Essa na verdade é uma boa dica para se fazer com todos os sapatos, pois além de não fazer barulhos, você não trás as sujeiras da rua para dentro do seu lar.
CONVERSAS EM VOZ ALTA
Algumas pessoas nem percebem o quão alto falam, uma simples conversa, de longe pode até parecer uma briga. Cuidar com a altura da voz é algo que realmente importa. Seja num papo entre duas pessoas, em grupo ou até mesmo pelo telefone. Além de não querer incomodar os vizinhos, ninguém quer que o prédio inteiro saiba da sua vida, não é mesmo?
TELEVISÃO OU RÁDIO
Mesmo durante o dia, em “horário de barulho permitido”, você não pode exagerar. Usando fones de ouvido você pode decidir o volume da música ou do filme e não incomodar ninguém, nem mesmo quem mora no apartamento com você.
Veja bem, ninguém está isento de ser o protagonista de uma destas situações. Todas fazem parte de nosso dia a dia, e hora ou outra, podemos cometer uma delas. O que queremos levantar é que prestando atenção para evitar ou minimizar os barulhos, você com certeza terá uma relação preservada com toda vizinhança!
Se você passa por alguma destas situações constantemente, procure o síndico do seu prédio e peça ajuda. Ele é o responsável por mediar situações de conflitos e poderá lhe orientar de como o problema será resolvido. Outra boa dica é sempre ter em mãos o regimento com as regras do condomínio, é indispensável saber até onde vai o seu direito e quando começa o do seu vizinho.
Quer saber mais dicas sobre morar em condomínios? Siga nosso Instagram @gva_condominios e acompanhe nossos posts.